Áreas de Intervenção

Áreas de Intervenção

Desporto

Equipamentos

Pavilhão Municipal Susana Barroso (Casal do Rato)

Na freguesia da Pontinha, especificamente no Casal do Rato, o Pavilhão Municipal compreende uma área de 40x20 m2, possuindo balneários e vestiários para atletas e equipas de arbitragem, posto médico, arrecadação, bancadas e estacionamento.


Contacto: Pavilhão Municipal Susana Barroso

Pavilhão Multiusos de Odivelas

O Pavilhão Multiusos de Odivelas é o segundo maior pavilhão localizado na área metropolitana de Lisboa, logo a seguir ao Pavilhão Atlântico. Um espaço multifuncional que permite realizar competições desportivas nacionais e internacionais, espetáculos, congressos, conferências, entre outros.

Dispõe de Ginásios Multiusos e de um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas.

+ Info: Pavilhão Multiusos de Odivelas

Piscina Municipal

Piscina Municipal

Aluguer de Infraestruturas Desportivas

A C.M. Odivelas efetua o aluguer de espaços nos Pavilhões Desportivos Sob Gestão Municipal aos Clubes, Associações, Grupos Desportivos, Clubes de Praticantes, Privados, etc., que têm prática de modalidades desportivas regulares.

Os pedidos de cedência das Infraestruturas Desportivas sob Gestão Municipal deverão ser enviados para Câmara Municipal de Odivelas - Divisão de Desenvolvimento desportivo, Alameda do Porto Pinheiro, 2675-668 Odivelas. Telf: 219 320 990/93 / Fax: 210 493 105.

As infraestruturas disponíveis, bem como a mancha horária, são as seguintes:

Infraestrutura Mancha horária disponível
Pav. Desp. Esc. da Ramada
(Nave Desportiva Principal e Ginásio)
Seg. a Sex., das 19h00 às 24h00
Sábados, das 13h00 às 24h00
Domingos, das 9h00 às 24h00
Pav. Desp. Esc. Pedro Alexandrino
(Nave Desportiva Principal e Ginásio)
Seg. a Sex., das 19h00 às 24h00
Sábados, das 13h00 às 24h00
Domingos, das 9h00 às 24h00
Pav. Desp. Esc. Sec. Caneças
(Nave Desportiva Principal e Ginásio)
Seg. a Sex., das 19h00 às 24h00
Sábados, das 13h00 às 24h00
Domingos, das 9h00 às 24h00
Pav. Municipal Susana Barroso Seg. a Domingo das 09h00 às 24h00
Pav. Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja
(Nave Desportiva Principal e Ginásio)
Seg. a Sex., das 19h00 às 24h00
Sábados, das 13h00 às 24h00
Domingos, das 9h00 às 24h00

Serviços/Projetos

Boccia Adaptado

O “Boccia Adaptado” é um programa da Câmara Municipal de Odivelas, da Divisão de Desenvolvimento Desportivo, de apoio às instituições.

Vertentes

- Boccia sénior: + 65 anos.

- População com necessidades especiais.

- Adultos com menos de 65 anos.

Apoios

Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência (FPDD). No âmbito dos Programas de Apoio e Financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) IP.

Objetivos

  • Conseguir que o Concelho de Odivelas seja uma referência na modalidade de boccia a nível nacional;
  • Dotar as instituições de instrumentos, através da formação técnica, para que prossigam e desenvolvam a atividade de boccia;
  • Proporcionar uma atividade física adaptada e adequada a todas as limitações e idades;
  • Contribuir para o aumento da vitalidade, mental, física e social dos participantes;
  • Fomentar a prática da atividade de boccia sénior com vista à criação de núcleos da modalidade, momentos de convívio e competição;
  • Melhorar a qualidade de vida, restituindo particularmente aos idosos a consciência do seu corpo e a possibilidade da utilização do mesmo com eficácia;
  • Desenvolver a motricidade fina e global, a coordenação motora a nível óculo-manual e a capacidade de concentração.

Apresentação da Modalidade

Boccia é um jogo de bolas, inspirado num jogo praticado na antiga Grécia do qual descenderam jogos tão distintos como o bowling e a petanca.

O boccia foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas.

A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países.

O objetivo deste desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro de um campo.

Boccia é um jogo de pavilhão que pode ser jogado em singulares, pares ou em equipas. O campo de jogo tem 12,5 metros de comprimento por 6 de largura. No entanto, para dinamizar esta atividade quer na sua atividade regular, quer nos momentos competitivos, poder-se-á adaptar a modalidade ao espaço disponível.

Cada jogador ou equipa dispõe de 6 bolas, vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca, que é a bola alvo, e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor.

O objetivo é lançar as bolas de cor o mais próximo possível da bola branca.

Os pontos contam-se no final de cada partida, sendo atribuído um ponto por cada bola da mesma cor que esteja mais próxima da bola branca até ser encontrada a primeira do adversário.

No final Jogo a equipa que somar mais pontos ganhará.

Para visualizar o jogo de Boccia sugerimos visualização no seguinte link: http://www.youtube.com

Critérios de Inscrição e Seleção das Instituições

  • Tenham sede no concelho de Odivelas, e possuam valências no âmbito do acompanhamento de adultos, de séniores e de pessoas com necessidades especiais;
  • Pretendam desenvolver a atividade regular de boccia;
  • Possuam um espaço para desenvolver a modalidade.

Horários do programa Boccia Adaptado

Inscrições nas Entidades

  • Associação Sénior de Odivelas - mediante as condições da entidade;
  • Associação de Moradores do Bairro Vale Pequeno - mediante as condições da entidade;
  • Comissão de Reformados e Pensionistas da Póvoa de Santo Adrião - mediante as condições da entidade.

Contactos e Informações: Divisão de Desenvolvimento Desportivo

Pavilhão Multiusos de Odivelas

Clube do Movimento

É um programa de exercício físico regular, gratuito, com 5 atividades (ginástica, caminhada, dança, boccia e karaté) e três complementares (hidro sénior, hidro de prevenção de quedas e hidro de reabilitação cognitiva).

É destinado a todos os munícipes do Concelho de Odivelas com 60 anos ou mais e que se desenvolve desde 2000, de setembro a julho.

O programa mobiliza mais de 1.600 pessoas de todas as freguesias do município.

Objetivos

O objetivo deste programa é o de melhorar a qualidade de vida da população sénior, mediante os benefícios da prática do exercício físico regular. Tais benefícios passam pela melhoria da autonomia funcional, autoestima, autoconfiança, postura, desempenho fisiológico e socialização.
Pretende-se ainda, através de outras áreas, fomentar o bem estar geral e prevenir o aparecimento de doenças.

Planeamento

O programa possibilita a cada munícipe inscrito, as seguintes atividades por semana:

  • Uma a duas aulas de Ginástica;
  • Uma a duas aulas de Karaté;
  • Uma a quatro Caminhadas;
  • Um a dois treinos de Boccia;
  • Uma aula de Dança;
  • Como atividades complementares desenvolvemos, uma ou duas vezes por semana na piscina, de setembro a julho, a Hidro Sénior, a Hidro de Prevenção de Quedas e a Hidro de Reabilitação Cognitiva, obedecendo ao pagamento mensal de 5,00 € (uma vez por semana de piscina) e de 7,00 € (duas vezes por semana de piscina), de acordo com o estabelecido no Regulamento n.º 266/2017 “Regulamento de Taxas e Outras Receitas Municipais e suas Normas de Liquidação e Cobrança” em Diário da República, 2.ª série – N.º 97 – 19 de maio de 2017.

As atividades de Ginástica, Karaté, Boccia e Dança são orientadas por técnicos/as com Título Profissional de Treinador/a de Desporto ou Título Profissional de Técnico/a de Exercício Físico. A Hidro Sénior é orientada por técnicos/as com Título Profissional de Exercício Físico. A Hidro de Prevenção de Quedas é orientada por uma Terapeuta Ocupacional, com Cédula Profissional.

Horários, locais e professores das atividades:

Iniciativas:

  • Como iniciativas pontuais, organizamos a “Festa de Natal” (convívio), o “Coração Ativo” (mega aula de ginástica), a “Caminhada Solidária”, Torneios Internos e de Encerramento de Boccia e a “Festa de Encerramento” (Sarau);
  • Os elementos do programa participam todos os anos em saraus de encerramento organizados por clubes do Concelho;
  • São convidados a participar em várias iniciativas organizadas por outros serviços da Câmara Municipal de Odivelas ou outras entidades, na área exercício físico;

Todas as atividades e iniciativas pertencentes ao planeamento do programa “Clube do Movimento” são da responsabilidade da Divisão Municipal de Desenvolvimento Desportivo da Câmara Municipal de Odivelas.

O programa contempla seguro de acidentes pessoais durante o exercício físico para todos os participantes.

Avaliação

No que concerne às atividades de Ginástica e Caminhada realizam-se 3 momentos de avaliação das capacidades físicas dos alunos, nomeadamente, as componentes de força e flexibilidade dos membros superiores e inferiores e de resistência aeróbia da bateria de teste por Rikli and Jones (1999).

Em 2016 iniciámos a avaliação do n.º de passos realizados por cada participante da atividade de caminhada pela via de pedómetros, promovendo as orientações da Organização Mundial da Saúde. Para ser ativo é preciso 10.000 passos por dia.

Na atividade de Karaté os alunos são submetidos a exame final para passagem de nível aumentando assim a sua graduação recebendo o cinto (Obi) correspondente (visualizar Avaliação – Karaté).

Na Hidro de Prevenção de Quedas existe um momento de avaliação inicial (em solo) de forma a aferir a qualidade das reações de equilíbrio e os medos do utilizador, usando escalas validadas e especificas para o efeito, e são realizadas reavaliações sempre que necessário para atestar a sua evolução.

Na Hidro de Reabilitação Cognitiva existe um momento de avaliação inicial (em solo) de forma a aferir a alteração nas competências psicológicas, preceptivas e cognitivas, usando escalas validadas e especificas para o efeito, e são realizadas reavaliações sempre que necessário para atestar a sua evolução.

No final do ano os alunos têm oportunidade de avaliarem o programa através de um questionário de satisfação.

Com o Departamento de Ciências do Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas, sediado no concelho de Odivelas, fomos parceiros de 2015 a 2017 com o objetivo de avaliar o impacto do programa “Clube do Movimento” nos elementos que nele participam ao nível da condição física, cognitiva, social e psicológica (ver avaliação no separador Trabalhos Universitários e Relatórios de Estágio).

Onde se Pratica

Hidroginástica:

  • Piscina Municipal de Odivelas.

Ginástica de Manutenção:

  • Pavilhão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças;
  • Sala Multiusos e sala Polivalente da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões;
  • Pavilhão Municipal do Bairro Olaio;
  • Pavilhão Municipal Susana Barroso;
  • Pavilhão Multiusos de Odivelas;
  • Espaço Multiusos da Junta da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto;
  • Salão da Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa Sto. Adrião;
  • Ginásio do Grupo Desportivo dos Bons Dias;
  • Ginásio da Associação de Melhoramentos do Vale Pequeno;
  • Salão Azul do Parque Urbano da Feira do Silvado da Junta de Freguesia de Odivelas.

Karaté:

  • Pavilhão Multiusos de Odivelas;
  • Sala Multiusos e sala Polivalente da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões;
  • Espaço Multiusos da Junta da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto;
  • Ginásio do Grupo Desportivo dos Bons Dias;
  • Salão da Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa Sto. Adrião;
  • Salão Azul do Parque Urbano da Feira do Silvado da Junta de Freguesia de Odivelas;
  • Obra Imaculada Conceição e Santo António, em Caneças.

Caminhada:

  • Jardim do Rio da Costa, em Odivelas;
  • Espaço circundante ao Pavilhão Municipal Susana Barroso, no Casal do Rato, Pontinha;
  • Ringue 25 de Abril da Junta da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto;
  • Praceta junto à Rua Padre Abel, em Caneças.

Boccia:

  • Pavilhão Municipal do Bairro Olaio;
  • Pavilhão Multiusos de Odivelas;
  • Espaço Multiusos da Junta da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto;
  • Salão Azul do Parque Urbano da Feira do Silvado da Junta de Freguesia de Odivelas;
  • Salão da Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa Sto. Adrião;
  • Ginásio da Associação de Melhoramentos do Vale Pequeno.

Dança:

  • Pavilhão Multiusos de Odivelas;
  • Sala Polivalente da Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões;
  • Salão Azul do Parque Urbano da Feira do Silvado da Junta de Freguesia de Odivelas;
  • Salão da Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Póvoa Sto. Adrião.

Regras de Participação

A coordenação reserva-se o direito de retirar o(a) participante da(s) atividade(s) durante a época de exercício físico, sem aviso prévio, caso ultrapasse o número de faltas abaixo indicadas e caso exista falta de pagamento da(s) atividade(s) de piscina no período infra mencionado.

  • 14 Faltas se pratica a atividade 1 vez por semana (dança, karaté, boccia e ginástica);
  • 28 Faltas se pratica a atividade 2 vezes por semana (karaté, boccia e ginástica);
  • Período de pagamento da atividade de hidroginástica: 11 a 20 de cada mês (dias úteis), pagando o mês seguinte.

NOTAS:

  • Caso seja retirado(a) por faltas, o inscrito deverá contactar a coordenação do Clube do Movimento, em agosto de 2017, manifestando o desejo de querer voltar a praticar, ficando em lista de espera. Será admitido(a) na(s) atividade(s) por ordem de n.º de inscrição, quando exista vaga;
  • Caso seja o(a) participante a desistir, pode contactar a coordenação em qualquer altura da época de exercício físico, manifestando o desejo de querer voltar a praticar, ficando em lista de espera. Será admitido(a) na atividade por ordem de n.º de inscrição, quando exista vaga;
  • Caso seja retirado(a) por falta de pagamento da hidroginástica, o inscrito deverá contactar a Piscina de Odivelas (219 344 330), em qualquer altura da época de exercício físico, manifestando o desejo de querer voltar a praticar, ficando em lista de espera. Será admitido(a) na atividade por ordem de n.º de inscrição, quando exista vaga.

Contactos da Divisão de Desenvolvimento Desportivo (coordenação do programa Clube do Movimento):
219 320 986 (Sofia Neves), 219 320 987 (Carla Patrícia Silva) 219 320 991 (Sara Oliveira)

Inscrições

As inscrições decorreram de 29 a 30 de agosto de 2017.

Caso pretenda inscrever-se no programa deverá contactar a coordenação no mês de junho de 2018. Informaremos sobre o próximo período de inscrição, documentos a entregar, locais de inscrição e horários.

Contactos da Divisão de Desenvolvimento Desportivo (coordenação do programa Clube do Movimento):
219 320 986 (Sofia Neves), 219 320 987 (Carla Patrícia Silva) 219 320 991 (Sara Oliveira)

Parcerias Estabelecidas

Celebraram-se Acordos de Cooperação com as instituições que acolhem o projeto do Clube do Movimento - Desporto Sénior, bem como, com todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Odivelas, com a intenção de regulamentar a utilização do espaço cedido. Assim, as instituições e as Juntas de Freguesia são:

  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caneças;
  • Associação Melhoramentos Vale Pequeno;
  • Comissão Reformados Pensionistas e Idosos da Póvoa de St.º Adrião;
  • Obra Imaculada Conceição e Santo António;
  • Grupo Desportivo dos Bons Dias;
  • Junta de Freguesia de Odivelas;
  • Junta da União das Freguesias de Pontinha e Famões;
  • Junta da União das Freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival;
  • Junta da União das Freguesias de Ramada e Caneças.

Serviços

Em 2013 criámos um documento com um conjunto de exercícios para os alunos do programa “Clube do Movimento” realizarem em casa (visualizar o documento).

O programa “Clube do Movimento” serve ainda de veículo de informação das iniciativas que os serviços da Câmara Municipal de Odivelas e outras organizações promovem sejam na forma de ações de sensibilização, formação, visitas a monumentos, passeios seniores, entre outras.

A Divisão de Desenvolvimento Desportivo e o Gabinete de Saúde Igualdade e Cidadania (GSIC) têm vindo a desenvolver várias ações de promoção e educação para a saúde sénior, inseridas no âmbito do Programa de Saúde Sénior “Saber Envelhecer para Melhor Viver”, bem como, noutras áreas de intervenção da responsabilidade do GSIC, desde a época 2014/2015. Numa das ações proporcionadas aos participantes do programa Clube do Movimento foi apresentado pela Unidade de Cuidados na Comunidade “Saúde a Seu Lado” “Dicas para Uma Vida + Saudável” (visualizar o documento) elaborado pelas enfermeiras Alexandra Sousa Domingos e Anabela Vitorino Maroco.

Sendo este um programa abrangente e inclusivo, com o objetivo de fazer mais e melhor por esta população, e com a oportunidade de rentabilizar recursos, melhorando em qualidade o programa, criámos um serviço em 2016 designado "Apoio Terapêutico de Geriatria" que consiste na elaboração de relatório após consulta, dos elementos do programa identificados pelos professores com problemas funcionais e de mobilidade decorrentes da idade, AVC´s, traumas, entre outros, prestando auxilio aos técnicos de desporto, para que o seu trabalho com esta população geronte seja personalizado.

Em 2016 criámos uma brochura “Eu Não Caio!” com propostas para a prevenção de quedas (visualizar o documento).

Iniciativas

  • “Festa de Encerramento do Clube do Movimento”, iniciativa com 800 elementos que marcou o término da época com um almoço e concerto da Banda Maior, iniciativa anual integrada no planeamento do programa Clube do Movimento;
  • Convívios de Natal, Carnaval, Páscoa e de Fim de Ano, marcando momentos especiais da época de exercício físico, onde se juntam as várias turmas de cada núcleo, com almoço e/ou baile;
  • “Avaliação das Capacidades Físicas - Bateria de Testes por Rikli and Jones (1999)” a 1400 participantes, nas atividades de ginástica e caminhada em 3 momentos durante a época;
  • “Festa Tradicional Páscoa em Caneças”, com uma aula de dança para 30 munícipes que participam nas atividades do programa Clube do Movimento, dinamizada pela Divisão de Desenvolvimento Desportivo da Câmara Municipal de Odivelas, sendo a iniciativa da responsabilidade da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças;
  • “Caminhada Solidária”, com um momento de mobilização articular e alongamentos, tendo participado 287 inscritos de todos os núcleos do programa, iniciativa anual integrada no planeamento do programa Clube do Movimento;
  • “Coração Ativo VIII”, mega aula de ginástica, tendo participado 514 alunos de todos os núcleos de ginástica do Concelho, iniciativa anual integrada no planeamento do programa Clube do Movimento;
  • “Semana do Desporto”, participação em várias aulas de ginástica, karaté, boccia, caminhada e dança, com a participação total de 200 alunos de todos os núcleos do Concelho, organizada pela Câmara Municipal de Odivelas;
  • “40.ª Corrida da Liberdade”, caminhada com a presença de cerca de 300 elementos, organizada pela Federação das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, Associação 25 de Abril e Câmaras Municipais de Odivelas e Lisboa;
  • Ações de Sensibilização “Envelhecer com + Saber” e “Envelhecer a Sorrir” organizadas pela Câmara municipal de Odivelas e ministrada pelas Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas “Saúde a Seu Lado” e da Pontinha “Nostra Pontinha”, abrangendo todos os núcleos do Concelho, contando com a presença de cerca de 900 participantes;
  • “Festa de Natal” convívio dançante, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas contando com 550 elementos de todos os núcleos do programa;
  • “Estágio de Karaté” organizado pelo CKSO, contando com a presença de cerca de 150 alunos;
  • “II Torneio Intergeracional de Boccia” no Pavilhão Municipal Susana Barroso com 12 elementos do programa;
  • “Caminhada Contra os Maus Tratos – Laço Azul” com a participação de cerca 20 participantes do programa;
  • “Comemorações do Dia Mundial da Diabetes” com rastreios, bancas de informação e aula de exercício físico com a participação de 37 munícipes do Clube do Movimento;
  • “Dia Mundial do Ambiente” promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, com a dinamização de um aquecimento antes da caminhada pela Divisão de Desenvolvimento Desportivo, com a participação de 20 munícipes integrados no programa Clube do Movimento;
  • “Dia Municipal pela Igualdade e Cidadania” promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, com a dinamização de uma aula pela Divisão de Desenvolvimento Desportivo a 93 alunos da atividade de ginástica do núcleo Pavilhão Multiusos de Odivelas;
  • “1.ªs Jornadas da Saúde em Odivelas” promovida pelo grupo Joleni e Gonçalves Farmácias, com rastreios, vários serviços e caminhada, com a participação de 150 participantes do programa;
  • “Aquecimento de Yoga” dinamizado pelo Estúdio de Yoga "GANESHA YOGA OM" antes da atividade da caminhada do Clube do Movimento, na Póvoa de Santo Adrião, com 25 participantes do programa.

Anos anteriores

Férias de Verão

Férias de Verão 2017

Perguntas Frequentes

Sabe o que é a Carta Desportiva do Concelho de Odivelas?

As autarquias locais são pessoas coletivas dotadas de órgãos representativos que visam a prossecução dos interesses próprios, comuns e específicos das respetivas populações. Neste âmbito, o desporto tem vindo a assumir uma posição de destaque, na medida em que constitui um sinal de qualidade de vida e bem-estar das populações. Tal fato, expressa-se na promoção de projetos e Atividades, na reserva de espaços para a prática desportiva e no apoio logístico e financeiro às organizações desportivas locais.

Por isso, a atualização da Carta Desportiva do Município ao garantir o levantamento e análise da situação desportiva no Concelho relativamente ao associativismo, aos equipamentos desportivos existentes, bem como da procura desportiva entre a população, constitui uma informação relevante com vista à melhoria dos processos de trabalho no âmbito do serviço de desporto a prestar pelo município à comunidade e um importante instrumento estratégico de planeamento.

Trata-se de uma mudança de atitude, de promover uma maior eficiência e qualidade dos serviços e de aumentar a capacidade de analisar de forma crítica os problemas desportivos locais, na procura de soluções adequadas.

Ora o conhecimento da realidade permite fundamentar as decisões e as opções municipais de investimento no Desporto, com base em indicadores concretos e cujo impacto deve refletir-se no desenvolvimento pessoal dos munícipes e do desporto no plano local. É, neste contexto, que deve ser entendida a Carta Desportiva, particularmente nos seguintes domínios: Associativismo Desportivo, Equipamentos Desportivos e Procura Desportiva.

Sabe quais os Clubes e Associações com Sede no Concelho de Odivelas?


Contactos e Horários: Divisão de Desenvolvimento Desportivo

Está em... Entrada Desporto