Informação Municipal

Notícias

Ciclo de Conferências “Player´s Corner” arrancou em Odivelas

O Ciclo de Conferências “Player´s Corner”, uma organização do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) arrancou em Odivelas, no dia 18 de maio no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Esta conferência juntou em “mesa redonda” diversas personalidades do mundo do futebol, que durante toda a tarde debateram “As carreiras duais no Desporto e no Futebol Português”.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, do Presidente do SJPF, Joaquim Evangelista e do Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Hugo Martins aproveitou a ocasião para agradecer mais uma vez “a aposta do Sindicato na Câmara Municipal de Odivelas e no Concelho” referindo ainda que “a autarquia tem feito um trabalho sistemático e significativo no desenvolvimento desportivo”.

Nesta que foi a primeira conferência deste ciclo, Joaquim Evangelista, mencionou que “o sindicato tem a educação como prioritária, as carreiras duais em particular. Temos consciência da importância que o tema significa para os jogadores, para o desporto e para o País. O investimento na educação é um investimento no futuro e o Sindicato quer dar uma resposta a este problema e este espaço serve para isto”.

Três mesas redondas fizeram parte desta conferência. A primeira abordou “Políticas de conciliação entre o desporto de rendimento e a formação de atletas” e contou com o contributo de Ricardo Bendito, da Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Olímpico de Portugal, Pedro Dias, diretor da FPF, Vítor Pardal, da Direção-Geral da Educação, e do presidente do SJPF, Joaquim Evangelista.

No segundo painel "Carreiras duais na primeira pessoa", participaram caras conhecidas dos nossos relvados como Rui Jorge, Vítor Baía, João Benedito, Abel Camará e Moreira que falaram das suas próprias experiências.

Na terceira mesa redonda falou-se de "Carreiras duais e o processo de transição", com a presença de Bruno Avelar Rosa, coordenador do Gabinete de Educação e Formação do SJPF, Duarte Lopes, especialista em carreiras duais, António Carapinheira, treinador e investigador, e Taratini, jogador do Rio Ave e mentor do projeto “Tarantini; a minha causa”.

No decorrer dos trabalhos foi apresentado o Projeto GOAL (Gamified and Online Activities for Learning do Support Dual Career of Athletes), iniciativa integrada no Programa Erasmus + da União Europeia.

O encerramento ficou a cargo do Vereador do Desporto da CMO, Paulo César Teixeira e de José Carlos, do SJPF.

Paulo César Teixeira salientou que “a autarquia está disponível para ajudar e em conjunto com o SJPF sensibilizar para a formação nas escolas e na competência dos nosso jovens”

Está em... Entrada Notícias Ciclo de Conferências “Player´s Corner” arrancou em Odivelas