Portal Sénior

Portal Sénior

Hoje em dia, envelhecer com qualidade constitui um dos mais importantes desafios que se colocam à nossa responsabilidade coletiva e individual e a Câmara Municipal de Odivelas, consciente da relevância do seu papel nesta matéria, tem vindo a desenvolver uma intervenção cada vez mais integrada e continuada junto da população sénior do Concelho, através da implementação de inúmeros programas, projetos e ações, especialmente dirigidos aos munícipes com 55 ou mais anos, visando a criação de condições para o seu desenvolvimento pessoal e social e/ou envelhecimento ativo.

Todas as ações da autarquia que visam ampliar as oportunidades de acesso gratuito à internet bem como às potencialidades das novas tecnologias, têm merecido sempre, da parte da população sénior do Concelho, uma enorme e surpreendente adesão. O número de munícipes seniores que utiliza regularmente a internet também não tem parado de aumentar. Estes factos deixam-nos, sem dúvida, agradados e bastante motivados para continuar a investir nesta importante área das novas ou emergentes tecnologias, com todas as extraordinárias oportunidades que abrem.

Bem-vindo ao Portal Sénior da Câmara Municipal de Odivelas! Esta ferramenta surge no âmbito do programa de comemoração municipal do "Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012" e pretendemos que contribua efetivamente para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos seniores do Município de Odivelas.

Neste Portal encontrará, de forma sistematizada e acessível, informação útil sobre serviços, recursos, atividades e projetos, para todos os gostos, para além da possibilidade de uma participação online no que concerne a aspetos e áreas estratégicas que lhes dizem diretamente respeito. Encontrarão inúmeras e variadas sugestões para um envelhecimento ativo e saudável, nomeadamente ao nível da formação, voluntariado, passeios culturais, caminhadas, dança, música, atividades ao ar livre, informações sobre o Clube do Movimento e a Hidroginástica, informação detalhada sobre o Cartão Municipal Sénior, informação útil para envelhecer de forma autónoma e digna, sobre o Serviço "SOS - Teleassistência", sobre a Oficina Domiciliária, sobre os equipamentos e respetivos serviços existentes no Concelho (serviço de apoio domiciliário, centro de dia, etc.).




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Portal Sénior

 



Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos



Agenda

Outros
Comemorações do Mês Sénior 2017
- Pavilhão Multiusos

Notícias

Coração Ativo ‘bate’ em Odivelas

Publicado em 06 abril 2017

A 6 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Atividade Física em Odivelas, com mais uma edição do Coração Ativo que juntou mais de 500 alunos do Clube do Movimento no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Continuar...

 

 

Nova atividade regular no programa Clube do Movimento - Hidroginástica de Prevenção de Quedas

 

O projeto municipal da Câmara de Odivelas “Clube do Movimento” tem, desde o dia 03 de outubro, uma nova atividade – Hidroginástica de Prevenção de Quedas, que se realiza na Piscina Municipal de Odivelas.

Continuar...

Revista de Imprensa


Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Portal Sénior

VAMOS TORNAR ODIVELAS NUM CONCELHO AMIGO DAS PESSOAS IDOSAS!

A Câmara Municipal de Odivelas pretende tornar o concelho um lugar melhor em matéria de saúde, participação e segurança, adaptando estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades.

Pretendemos prever e responder às necessidades e preferências associadas ao envelhecimento; considerar e respeitar as decisões dos seniores e o estilo de vida que escolheram; promover a sua inclusão reconhecendo a sua contribuição na comunidade.

Nesse sentido, torna-se indispensável identificar as necessidades e desejos dos munícipes seniores, por forma a se criarem políticas sociais organizadas, estruturadas e adequadas.

PARTICIPE, as suas opiniões e/ou sugestões contam! Para o efeito, estamos a utilizar, entre outras metodologias participativas, um formulário online/lista de verificação, dirigido a pessoas com 55 ou mais anos, elaborado a partir de lista originalmente produzida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com adaptação feita pelo Projeto cIDADES da Associação VIDA - Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Ativo, e destina-se a ser utilizada pelas pessoas que querem tornar as suas cidades mais amigas das pessoas idosas.

A OMS identificou as características-chave para que uma cidade seja "amiga do idoso" e preparou uma lista de verificação para cada uma das seguintes áreas:

  • Edifícios públicos e espaços abertos,
  • Transporte,
  • Habitação,
  • Participação social,
  • Respeito e inclusão social,
  • Participação cívica e emprego,
  • Comunicação e informação,
  • Apoio comunitário e serviços de saúde.

A partir destas áreas, a OMS criou uma lista de verificação, para que cada município, instituição ou cidadão possam identificar mais facilmente as áreas que estão adaptadas ou precisam de ser melhoradas, para facilitar o dia a dia dos idosos e de toda a população.

Dedique alguns minutos do seu tempo ao preenchimento deste formulário online. Os participantes devem avaliar cada uma das questões, assinalando as respostas que consideram mais apropriadas.

A recolha dos dados é confidencial e anónima.

Juntos vamos tornar Odivelas um Concelho mais amigo das pessoas idosas e, consequentemente, mais amigo da população de todas as idades.

Manifeste a sua opinião sobre o Concelho de Odivelas AQUI.

Obrigado pela sua colaboração!




Contactos e HoráriosDivisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Está em... Entrada Inicial Portal Sénior