•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Portal Sénior

Vida Ativa

Portal Sénior

Chás Dançantes

Uma matinée com música ao vivo que, durante cerca de 2h00 junta o público sénior para uma tarde diferente de convívio, de partilha e vivências, aglutinando a dança, a música e o aroma das memórias.

Os Chás Dançantes, que têm entrada gratuita, dirigem-se essencialmente a cidadãos com idade igual ou superior a 55 anos, e têm como principais objetivos ultrapassar eventuais situações de isolamento social desta faixa etária e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, promovendo o convívio e o envelhecimento ativo.

As inscrições são limitadas a 15 participantes por atelier

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Banda Maior

Na sua origem, em Outubro de 2010, o Projeto Banda Maior teve como principal objetivo proporcionar aos munícipes seniores formas de ocupação criativa na área da expressão musical, possibilitando experiências em grupo e a participação intergeracional, sensibilizando a comunidade em geral para o papel dos seniores no desenvolvimento social.

No entanto, o dinamismo dos participantes e a qualidade musical dos espetáculos permitiu a evolução do projeto e a redefinição dos seus objetivos. Em 2012 a Banda Maior assumiu-se como um projeto “embaixador” na promoção da melhoria da autoimagem e autoestima da pessoa idosa e um elemento estratégico na mudança da representação social da pessoa idosa.

A «Banda Maior» é um projeto municipal com carácter inovador no país, que integra 25 seniores de Odivelas, instrumentistas (dois guitarristas, um baixista, um baterista e um pianista) e cantores, com idades compreendidas entre os 55 e os 89 anos.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Formação

Projeto Novas Tecnologias e Internet Sénior

A Câmara Municipal de Odivelas, através do Setor de Envelhecimento Ativo, em parceria com a Vodafone Portugal tem vindo a promover o Projeto "Novas Tecnologias e Internet Sénior". Este projeto visa ampliar as oportunidades de acesso às Novas Tecnologias para os munícipes seniores e valorizar os processos de ensino/aprendizagem na área, fomentando uma cidadania ativa e a melhoria da qualidade de vida deste segmento específico da população.

A formação tem tido lugar na Sede da Vodafone Portugal e pressupõe a inscrição prévia por parte de todos os interessados e respetivos utentes, a efetuar no Setor do Envelhecimento Ativo da Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social


Curso de Inglês para Seniores - Nível I e II

Projeto de âmbito social e de cariz pedagógico que, pretende dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam aprender ou aperfeiçoar outro idioma, conhecendo deste modo, outra cultura e seus costumes.

População Alvo: Pessoas residentes no concelho com idade igual ou superior a 55 anos.

Local da formação: Centro de Exposições de Odivelas

Custos: Gratuito

Duração: Os cursos são ministrados por voluntários do Banco Local de Voluntariado e têm a duração de um ano letivo.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social


Universidade Sénior

A Universidade Sénior de Odivelas é um projeto que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando a sua formação científica, pessoal e social.

A Universidade Sénior disponibiliza a todos os cidadãos seniores vários cursos, tertúlias, palestras, congressos e visitas culturais. É uma resposta social que apresenta como principais finalidades promover o envelhecimento ativo, a valorização pessoal e social da população sénior, através da aquisição de um leque variado de conhecimentos e novas aprendizagens. Proporciona a todos os participantes a oportunidade de trocar, vivenciar e partilhar experiências de vida.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Teatro

Projeto Municipal de Teatro Sénior

É reconhecida a relevância das atividades culturais que contribuem para o resgate da cidadania, incentivando a autonomia e a autoexpressão. O dinamismo cultural contribui ainda para uma velhice ativa e saudável, importante para que o contexto cultural não exclua os mais velhos.

Este projeto que, teve o seu início em abril de 2009, tem como finalidade proporcionar aos munícipes seniores, a partir dos 55 anos, formas de ocupação criativa, possibilitando experiências em grupo e a participação intergeracional, sensibilizando a comunidade em geral para o papel dos seniores no desenvolvimento social.

Atualmente, o Teatro Sénior integra 13 elementos com idades compreendidas entre os 64 e os 87 anos.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Passeios Culturais

No âmbito do Programa Municipal de Promoção para o Envelhecimento Ativo, a Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos vai organizar, no corrente ano, os seguintes Passeios Culturais:

  • Museu Nacional de Arte Antiga – dia 18 de Abril às 09h00 – para os residentes na freguesia de Odivelas;
  • Museu Nacional de Arte Antiga – dia 29 de junho às 09h00 – para os residentes na Póvoa de Sto. Adrião e Olival Basto;
  • Palácio Nacional de Mafra – dia 11 de Julho às 09h00 – para os residentes na Ramada e Caneças;
  • Museu Nacional dos Coches – dia 29 de Setembro às 09h00 – para os residentes na Pontinha e Famões;
  • Museu Nacional do Azulejo – dia 10 de Outubro às 09h00 – para os residentes na Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto;

As inscrições são limitadas a 48 participantes em cada passeio.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Projeto Canta e Encanta

Projeto na área da expressão musical dirigido aos seniores/utentes de instituições com valências de apoio a idosos e que tem como principal objetivo proporcionar formas de ocupação criativa, possibilitando experiências em grupo e a participação intergeracional.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Passeio Sénior

De entre as iniciativas municipais destinadas à população sénior, a realização anual do "Passeio Sénior" recebe sempre grande entusiasmo por parte dos seus destinatários. Os passeios ocorrem nos meses de Maio e/ou Junho e envolvem um universo de cerca de 1500/2000 pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no Concelho. Trata-se de uma atividade lúdica, de lazer e convívio que se concretiza num dia de passeio a um destino previamente estabelecido e inclui um almoço, lanche e uma tarde de animação. Ao longo dos 19 anos de existência do Município de Odivelas, foram já visitados locais como Coruche, Figueira da Foz, Fátima, Peniche, Sesimbra, Tróia, Almeirim, entre outros.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social

Comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa

As comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa têm lugar no mês de Outubro e consistem num conjunto de iniciativas que visam, essencialmente, promover o envelhecimento ativo e saudável, combater o isolamento e a solidão e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da população sénior. Por isso, em todo o processo de organização e realização os seniores têm um papel preponderante de intervenção e dinamização.

Contactos e Horários: Divisão de Coesão Social




Contactos, Inscrições e Informações: Divisão de Inovação Social e Projetos Educativos

Está em... Entrada Vida Ativa